MBE Podcast

A Temporalidade do Pensamento Clínico

May 02, 2023 Luis Correia Season 9 Episode 1
MBE Podcast
A Temporalidade do Pensamento Clínico
Show Notes

Que retorno esperamos de um investimento? Um jogador que treina, espera uma vitória esportiva. Um jovem que estuda, espera uma nota alta na prova. Um investidor espera retorno financeiro. Um paciente que "investe" em uma conduta médica pode ter diferentes tipos de retorno, os quais podemos categorizar em tempo de vida e qualidade de vida. 

O aspecto temporal é essencial para a mensuração do custo e do retorno do investimento clínico. Em economia, o presente tem mais valor do que o futuro. Primeiro porque o presente está acontecendo, enquanto o futuro é uma probabilidade (remota). Segundo, o valor do que ainda ocorrerá depende do contexto futuro, o que é incerto. O pensamento médico é essencialmente um processo microeconômico. Neste podcast, discutimos como pensar economicamente do processo de decisão, considerando aspectos probabilísticas e temporais.

O conteúdo deste podcast é um posto de nosso Blog MBE e está presente em versão expandida no Módulo de Decisão do nosso Curso Online de MBE.  Confira.

Curso Online de MBE: https://medicinabaseadaemevidencia.com.br
Blog MBE: http://medicinabaseadaemevidencias.blogspot.com
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCQ23WYrm-fYm3ipz8Fgs9FA
Instagram: luisclcorreia
Twitter: @luisclcorreia

Este podcast é parte do nosso Programa de Educação Online em Medicina Baseada em Evidências:

Assinatura Curso Online de MBE: https://medicinabaseadaemevidencia.com.br
Link para Bio: https://medicinabaseadaemevidencia.com.br/bio

Cadastre seu email no link da Bio para receber atualizações de novo conteúdo no Canal do YouTube, Podcast, Blog e saber nos movimentos internos no Programa Online de MBE.