MBE Podcast

Oncologia Baseada em Sabedoria com Inez Gadelha

June 17, 2021 Luis Correia
MBE Podcast
Oncologia Baseada em Sabedoria com Inez Gadelha
Show Notes

Médica paraibana formada em 1974, Dra Inêz Gadelha desenvolveu sua carreira em oncologia no INCA, onde contribuiu fortemente com a formação do ensino de oncologia nas universidades e com a criação da política de assistência oncológica do SUS. Desde 2017 é chefe de gabinete da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde e membro do CONITEC desde a sua criação. 

Nessa conversa Dra Inez fala de sua história e de suas visões a respeito da oncologia: a necessidade de democratizar o conhecimento a respeito do diagnóstico diferencial de câncer para atenção primária; de que assistência oncológica não se limita a alta complexidade, mas diz respeito ao todo: prevenção, promoção de saúde, reabilitação, a exemplo do seu papel na  criação do programa de controle do tabagismo no Brasil, uma referência no mundo; por fim, discutimos sobre os rumos da ciência na área de oncologia, quando ela menciona a dissociação entre objetivos tratados por projetos de pesquisa  e objetivos que fariam mais diferença para os pacientes: o mito da medicina de precisão (exceções); investimentos prioritários em pesquisa deveriam estar em tecnologias genéticas sofisticadas que funcionam para poucos ou em aprimorar tratamentos que servem para a maioria? Investimento em cura ou em prolongar vida de cânceres que se tornam crônicos; investimento em drogas substitutivas (melhorando respostas primárias) ou em drogas para casos refratárias ao tratamento inicial? Toda essa conversa permeada de bom humor e com momentos de imensa sabedoria. 


Este podcast é parte do nosso Programa de Educação Online em Medicina Baseada em Evidências:

Assinatura Curso Online de MBE: https://medicinabaseadaemevidencia.com.br
Link para Bio: https://medicinabaseadaemevidencia.com.br/bio

Cadastre seu email no link da Bio para receber atualizações de novo conteúdo no Canal do YouTube, Podcast, Blog e saber nos movimentos internos no Programa Online de MBE.